RSS

Juca Ferreira também quer democracia na comunicação

Carlos Gustavo Yoda Filed Under: Marcadores: , , , , , , , ,
Na última terça-feira, dia 26, estive no Teatro Guarany, em Santos, acompanhando a assinatura do acordo de cooperação do Ministério da Cultura com a Prefeitura de Santos para a construção da primeira parte da sede do Instituto Arte no Dique. Esse foi o primeiro convênio com um município com recursos do programa Mais Cultura, braço cultural do PAC Social do governo Lula.

Depois da cerimônia e da apresentação da Banda Querô, do Arte no Dique, interpelei o ministro da Cultura, Juca Ferreira, sobre a Conferência Nacional de Comunicação. Perguntei a ele por que é importante para a cultura debater políticas de comunicação, se era o momento de recolocar em pauta questões que o MinC apresentava no anteprojeto da Ancinav e quais questões eram estratégicas para o Ministério. Mais informações em reportagem nessa semana em Cultura e Mercado. Segue a transcrição da resposta do ministro:




Juca Ferreira em Santos
Desde que o presidente Lula foi eleito e que Gilberto Gil foi escolhido ministro da Cultura, nós ampliamos o conceito de cultura. Cultura não é só arte. Cultura é todo campo simbólico, toda atividade que ultrapasse o limite funcional, que tenha uma carga simbólica e contribue para a subjetividade do povo brasileiro está no mundo da cultura.

É evidente que a comunicação é um fenômeno central na cultura contemporânea. O Ministério continua com o mesmo programa. Nós temos o interesse em democratizar a comunicação no Brasil. Queremos afirmar as rádios comunitárias, possibilitar a experiência de TVs comunitárias, democratizar os meios de comunicação para que a produção independente tenha acesso, possibilitar a regionalização do acesso a exibição e veiculação dos conteúdos culturais.

O Brasil é muito resistente em mudar a legislação. Até hoje, não conseguimos regulamentar o capítulo da comunicação na Constituição, como está previsto. Os interesses são muito grandes e poderos. Mas o povo brasileiro vai conseguir fazer isso.

| edit post

0 Responses to "Juca Ferreira também quer democracia na comunicação"