Lançamento de livros e documentário no V Enecult
Carlos Gustavo Yoda Filed Under: Marcadores: documentários, enecult, lançamento, livros, venecultDOCUMENTÁRIO
Vermelho Imaginário
Vermelho Imaginário revisita o universo mitológico do sebastianismo desvendando a fantasia e a resistência de um folguedo popular em vias de desaparecimento. O documentário conduz o olhar, através das lembranças da Festa de São Sebastião e da Luta entre Mouros e Cristãos de antigos pescadores da comunidade dos Aymorés, no extremo sul da Bahia. O mestre popular, reator da harmonia entre fé e imaginação, projeta sua própria vida na brincadeira numa linha tênue entre a vida e a morte, transmitindo devoção e respeito às tradições ancestrais.
Romildo, o mestre embaixador Mouro
Ficha Técnica
Produção Executiva: Eliana Mendes e Mateus Damasceno
Roteiro e direção: Mateus Damasceno
Fotografia: Pedro Santana
Câmera: Mateus Damasceno e Pedro Santana
Produção: Juliana Kalid
Som Direto: Victor Uchôa
Montagem: Pedro Santana
Trilha Sonora Original: Tangre Oliveira
Arte Gráfica: Toni Couto
Gênero: documentário, cor, HDV / 2009
Duração: 15 minutos
LIVROS
Transversalidades da Cultura
Linda Rubim e Nadja Miranda (org.)
EDUFBA - 2008
Quinto volume da Coleção Cult, o livro registra as conferências de renomados estudiosos do Brasil e de outros países, notadamente da Ibero America, no III Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Enecult), realizado em 2007, em Salvador. O mosaico de textos traduz a arquitetura do encontro — um acontecimento cultural ímpar para os estudos da cultura no país — que se propõe a cada ano a ser um fórum democrático de acolhimento aos modos diversos de pensar a cultura e a deslocar as discussões gerais para temas mais específicos, mantendo-se, obviamente, fiel à pauta cultural.
Transas da cena em transe: teatro e contracultura na Bahia
Raimundo Matos de Leão
EDUFBA - 2009
A obra é fruto de tese defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA, em 2007. Aborda questões relativas ao teatro em meio ao ideário contracultural, investindo sua argumentação contra a afirmação de que a produção teatral que se dá de 1968 a 1974 é destituída de criticidade. Propondo outro ponto de vista, o livro apresenta e analisa a produção teatral para afirmar que não houve um "vazio cultural" durante o período em que o governo civil-militar esteve no poder e utilizou a censura e a repressão para calar os artistas.
Políticas Culturais: um campo de estudo
Lia Calabre (org.)
Edições Casa de Rui Barbosa - 2009
Políticas Culturais: um campo de estudos? Podemos afirmar que sim. Um campo novo, é verdade, mas extremamente promissor. Foi sob essa afirmativa que se reuniu, em 2006, um grupo de vinte e quatro pesquisadores, com o objetivo de apresentar estudos e discutir questões ligadas à gestão, produção, indicadores e equipamentos na na área cultural. Esta publicação foi composta por trabalhos de alguns desses pesquisadores, tendo em vista uma das atribuições principais do Setor de Estudos de Política Cultural da Fundação Casa de Rui Barbosa: promover o diálogo entre pesquisadores, contribuindo para uma maior circulação dos trabalhos realizados nas diversas regiões do país.
Políticas Culturais: diálogo impensável - vol. II
Lia Calabre (org.)
Edições Casa de Rui Barbosa - 2009
Os textos que compõem esse volume são originários do Colóquio 2005 da série Políticas Culturais: Diálogo Indispensável. A série foi dedicada à promoção de encontros entre especialistas de áreas diversas, estudantes e gestores da área de cultura onde foram apresentados e debatidos estudos da área de políticas culturais, tendo como um dos objetivos, o de contribuir para a institucionalização desse campo de estudos.
Escritas e narrativas sobre alimentação e cultura
Maria do Carmo Soares de Freitas, Gardênia Abreu Vieira Fontes
e Nilce de Oliveira (Org.)
Edufba - 2008
Este livro reúne estudos sobre Alimentação e Cultura e prioriza escritas e narrativas sobre o comer em distintos grupos e lugares. Fundamenta-se nas Ciências Humanas para diversas leituras sobre o comer e, assim, busca compreender a nutrição como ação social. E para conhecer o universo simbólico das relações entre cultura e alimentação, estudam-se o habitus, condutas, comportamentos alimentares, valores e crenças.
Evaluar el Desarrollo Cultural: Una propuesta desde el Sur de Córdoba
Silvia Aballay
EDUVIM - 2009
O livro apresenta uma proposta de avaliação de um Programa de Desenvolvimento Cultural implantado pela Universidade Nacional de Río Cuarto, em conjunto com 151 municípios do Sul da Província de Córdoba, na Argentina, entre os anos de 1992 e 2001. A experiência integrou a Universidade, municípios, profissionais da cultura e produtores culturais públicos e privados com um propósito comum: contribuir com o desenvolvimento das localidades e regiões através do desenvolvimento e gestão da cultura. Esta avaliação propõe indicadores e técnicas de sistematização, evidenciando a importância do Programa, seu impacto na região e a percepção dos atores envolvidos e seu crescimento.
A invenção da Baianidade
Agnes Mariano
Annablume - 2009
Identidade baiana. O que faz ser baiano. Baianidade. A referência a um modo de agir, ser e sentir definido como tipicamente baiano aparece em relatos de viajantes, criações de artistas e intelectuais, da indústria do entretenimento e do turismo. A autora busca nas letras de canções os hábitos, práticas e valores que sustentam esse discurso. Encontra a "Boa Terra", uma Bahia tranqüila, letárgica, dengosa, e também a "Terra do Axé", dos trios, da negritude, da alegria. Interligando os dois períodos, a defesa simultânea da tradição e do prazer, a tensão entre a obediência e a transgressão. E é justamente no convívio entre perspectivas distintas, que são encontradas as razões da vitalidade desse discurso, oferecendo ao leitor elementos para repensar como e porquê a baianidade prossegue alimentando utopias baianas, brasileiras e universais.
Políticas culturales na Iberoamerica
Albino Rubim e Rubens Bayardo (org.) 2.ed.
Universidad Nacional de Colombia/Coleción Libros de Facultad - 2009
A centralidade da cultura na contemporâneidade, expressa inclusive na convenção sobre diversidade cultural, aprovada em 2005, recolocou o tema das políticas culturais na ordem do dia. Em sintonia com o promissor cenário e com base em um roteiro proposto pelos organizadores, este livro reúne dez textos de estudiosos que discutem as políticas culturais em países íbero-americanos, visando estimular intercâmbio e reflexões.