RSS

Diretrizes curriculares e caminhos do Jornalismo

Carlos Gustavo Yoda Filed Under: Marcadores: , , , ,
O Ministério da Educação abriu canal de diálogo com a sociedade para a reformulação da grade currcular obrigatória dos cursos de Jornalismo nas escolas de Comunicação Social de todo o Brasil. A consulta pública do MEC sobre diretrizes curriculares está servindo para apontar os cursos à preparação dos estudantes a uma convergência de mídias cada vez mais profunda.
 
Conforme Renato Rovai, da Revista Fórum, visto com entusiasmo ou com objeções pelos profissionais do Jornalismo e por pesquisadores, trata-se ainda assim de um processo irreversível e irrefreável do ponto de vista técnico: "Se em pouco mais de dez anos de desenvolvimento do jornalismo na Web podemos verificar um movimento tão pronunciado no sentido da convergência, o que esperar dos próximos dez anos, data em que os primeiros jornalistas formados a partir dessas diretrizes curriculares estarão saindo das universidade?"
 
Uma pauta que permeia toda a discussão ainda é a exigência do diploma para exercer a profissão. O sindicato dos jornalistas, omisso à realidade das redações e assessorias, ainda defende a necessidade do caneco e vai ganhar o prêmio coorporativismo do século.
 
E para entender o novo cenário, o novo movimento social onde todos são produtores de mídia, confira a lista dos autores da coleção Para Entender a Internet. O livro será lançado nesta terça-feira e disponibilizado em PDF na rede mundial de computadores.

| edit post

0 Responses to "Diretrizes curriculares e caminhos do Jornalismo"