RSS

O olho na bunda de Obama e o jornalismo bunda internacional

Carlos Gustavo Yoda Filed Under: Marcadores: , , , , , , , ,
Não vou republicar a foto que rodou o mundo nos últimos dias, não vale a pena. É um retrato de como a manipulação da informação mediada em massa pode agir irresponsavelmente. Preocupa-me não me preocupar se o presidente estadunidense Barack Obama olhava degraus ou a bunda de uma adolescente brasileira. Pois se fizermos uma busca no Google, não vale a pena clicar em quase nenhum linque em destaque.

Preocupa-me a lógica reproduzida do jornalismo internacional. Não sou conhecedor de terras estrangeiras - os que forem, me reparem -,mas não percebo nada além do que José Arbex Jr. denunciou em seu livro Showrnalismo, a notícia como espetáculo. A repetição de poucas agências de notícias vale mais do que qualquer fato. Assim aconteceu com a foto-legenda disparada maliciosamente pela Reuters e rebatida pela CNN.

Preocupa-me o que não virou notícia. O que está acontecendo em Honduras. Notícias do golpe militar que não recebemos. A notícia cai como crise. Piadas fabricadas por jornalistas, tão distantes do centro dessa América, no máximo descem a serra para trasnmissão de casamento esportivo e funeral de celebridade.

Preocupa-me o que se passa em Brasília. A grana que está curta para organizarmos a primeira Conferência Nacional de Comunicação e a cegueira do Sindicato dos Jornalistas em insistir na obrigatoriedade do diploma como fundamento da regulamentação de nossa profissão e se ausentar dos debates que transpiram este ano de dois mil e nove.

| edit post

0 Responses to "O olho na bunda de Obama e o jornalismo bunda internacional"