Notável pensamento hegemônico
Carlos Gustavo Yoda Filed Under: Marcadores: 100canais, concessões, democracia, folha, hugo chavez, rctv, tv brasil, tv pública, venezuelaA Folha de S.PAulo noticiou no dia 17 e O Globo repercutiu no dia 18 a advertência do Conselho Curador da TV Brasil para o programa VerTV do último dia 12, apresentado pelo sociólogo e jornalista Laurindo Lalo Leal Filho. O conselho reuniu-se pela segunda vez em Brasília na última quarta-feira, dia 16, e aprovou a moção por entender que durante o programa não houve pluralidade de opiniões acerca da não-renovação da concessão à rede de TV venezuelana RCTV.
Segundo Luiz Gonzaga Beluzzo, presidente do conselho curador, "houve uma recomendação à diretoria. A TV também vai usar produção independente e isso deve ser levado em conta. Até para defender a diretoria", disse à Folha. A proposta foi feita pelo conselheiro José Paulo Cavalcanti Filho, advogado e ministro interino da Justiça no governo Sarney.
O Ver TV é realizado pela Radiobras, é transmitido pela nova TV Pública. Os debatedores teriam tratado como "normal" o caso RCTV. "Não encontrei um único caso em que a não-renovação de concessão tenha se dado em circunstâncias tão dramáticas como a venezuelana. Normal, pois, com o sentido usual da palavra, certamente não terá sido".